Lentes de Contato
As lentes de contato são próteses transparentes, em forma de disco, destinadas a serem colocadas sobre a córnea para a correção de erros refrativos. Embora, muitas vezes, sejam utilizadas por razões estéticas, as lentes de contato, na verdade, apresentam algumas vantagens sobre os óculos.
Existem basicamente dois tipos de lentes de contato: as lentes rígidas (gás permeáveis) e as gelatinosas (hidrófilas).
As lentes rígidas são mais resistentes, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de ametropia e podem ser usadas, simultaneamente, com a maioria dos colírios. Entretanto, podem ser desconfortáveis durante o período de adaptação e são mais fáceis de se deslocarem.
As lentes gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia de uso e raramente se deslocam. Porém, proporcionam menor nitidez em alguns tipos de astigmatismo e apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções (a sua limpeza deve ser mais rigorosa).
Escolha e funcionamento das lentes de contato
Só depois de realizado o exame, o oftalmologista terá os dados necessários para seleccionar as lentes mais adequadas para cada caso.
A lente de contato sustenta-se no filme lacrimal que cobre a córnea, formando uma barreira que obstrui, parcialmente, o fornecimento de oxigénio do ar para a córnea.
Através do ato de piscar, a pálpebra movimenta e posiciona a lente de contanto, permitindo a troca do filme lacrimal, que é importante para fornecer oxigénio para a córnea e remover detritos.
A lente de contato modifica a convergência da córnea e faz a imagem formar-se nítida na retina. A anatomia do olho não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob as pálpebras. Se não for possível removê-la, o oftalmologista deve ser procurado.
Devido ao contato com os olhos, os usuários de lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e controlados, podem ocorrer algumas alterações oculares, sendo a infecção a mais temida. Se o paciente estiver bem orientado, a possibilidade de complicação é pequena.
As lentes de contato são muitas vezes usadas para fins estéticos, substituindo os óculos, em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, com a vantagem de não traumatizar o nariz e não atrapalhar a visão lateral, permitindo, mesmo, maior liberdade na prática de atividades esportivas. Também pode ser usada para fins cosméticos, modificando a cor dos olhos, com a utilização de lentes gelatinosas coloridas (com ou sem grau).
Podem, ainda, ser indicadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea, por indicação terapêutica.
Além disso, várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com o uso de lentes de contanto gelatinosas terapêuticas.
Em alguns casos, as lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos, em pessoas portadoras de ceratocone (doença que leva a deformação da córnea), anisometropia (graus muito diferentes entre os dois olhos) e astigmatismo irregular (deformidade da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia).
Lentes de contato para todas as idades
Não há idade mínima ou máxima para a utilização das lentes de contato. Quem determina é o médico. Um bebé operado de catarata congênita necessita usar lentes de contato para afacia, bem como uma criança ou pessoa idosa que apresente anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos). Deve, por isso, haver consciência quanto a necessidade de seguir as orientações do especialista para evitar problemas aos olhos; o utilizador, ou seu responsável, deve ser capaz de manusear, adequadamente, as lentes de contato.
Alguns tipos de lentes estão aprovados para serem usadas durante o sono, são lentes de ortoceratologia, porém, há sempre um maior risco associado.
A capacidade de uma lente de contato transportar oxigénio do ar para a córnea (índice DK) é que determina o número de horas de utilização. Esse tempo não é igual para todas as pessoas, devido às diferenças individuais influenciadas pela qualidade e quantidade do filme lacrimal. O acompanhamento de adaptação pelo oftalmologista pode determinar o tempo de uso permitido para cada usuário. É possível a prática de natação com a utilização de lentes de contato, mas recomenda-se a utilização de óculos de protecção.
A preocupação de usar lentes de contato, durante a natação, está no risco de infecção bacteriana (podendo resultar em graves úlceras de córnea), porque os ambientes aquáticos estão, geralmente, contaminados. Para diminuir-se a contaminação, coloca-se, periodicamente, grande quantidade de cloro na água da piscina, o que, além de alterar a cor das lentes de contanto gelatinosas, pode aderir-se ao seu material, provocando inflamação da superfície ocular. Portanto, cabe ao utilizador a decisão de correr o risco e a responsabilidade sobre seus olhos e suas lentes.
Limpeza e protecção das lentes de contato
Antigamente era necessário o uso de vários produtos para limpeza e desinfecção das lentes de contato. Hoje em dia existem no mercado soluções multiuso, que podem ser usadas na maioria dos casos, realizando todas as etapas com um único produto, tornando mais fácil e prático o uso das lentes de contato.
Nem todas as pessoas podem utilizar lentes de contato.
Em casos de alergia ocular severa, baixa produção lacrimal (olho seco), infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lentes de contato pode ser contra-indicado. Antes de indicar as lentes de contato, o oftalmologista fará um exame completo para certificar-se de que não há doença ocular que impeça a sua utilização.
Adaptamos:
- Lentes Gelatinosas
- Lentes Tóricas
- Lentes Multifocais
- Lentes Coloridas
- Lentes Filtrantes
- Lentes Cosméticas
- Lentes Gelatinosa para Ceratocone
- Lentes Rígidas
- Lentes Semi-Esclerais
- Lentes Esclerais
- Optogel OP 42
- Optogel OP 60
- Optogel Bifocal
- Optogel Toric
- Optycolor Magic Top
- Optycolor Tórica Color
- Optycolor Estética
- Optogel OP 60 Dupla-Face
- Hidroblue K (Ceratogel)
- Hidrosol Filtrante
- Kerasoft
- Durasil Esférica
- Rose K
- Rose K PG
- Rose K IC
- Rose K XL
- Optimum XC
- Esclera