26 jul Implante de Lente Fácica Visian ICL® e Visian ICL Toric®
Implante de Lente Fácica Visian ICL® e Visian ICL Toric®
Lente fácica é toda lente intra-ocular que corrige a refração do olho sem extrair o cristalino humano. Em outras palavras, ela foi desenhada para corrigir os erros refrativos (astigmatismo, miopia ou hipermetropia) sem retirar a nossa lente natural, o cristalino. Elas são indicadas para os pacientes que desejam corrigir de forma permanente seus erros refrativos mas não são candidatos ao Excimer Laser (PRK e LASIK) por possuírem graus muitos elevados ou córneas finas.
As lentes fácicas têm como principais vantagens em relação ao Laser:
1 – Não modificam a córnea e por isso não costuman causar ofuscamento (glare) e halos na visão
2 – Não causam e não são contra-indicadas em portadores de olho seco
3 – Reversibilidade: Podem ser explantadas, enquanto que o laser modifica a córnea irreversivelmente
4 – Recuperação Visual Rápida: em torno de 24 horas, enquanto que no LASIK costuma ser de 24 horas e no PRK de 4-15 dias.
5 – Qualidade Visual Superior à obtida com a cirurgia a Laser
Existem lentes fácicas desenhadas para ser implantadas na câmara anterior ou na câmara posterior. Para evitar o risco de glaucoma agudo, é realizada uma iridotomia periférica com Yag Laser antes do implante. No Brasil temos disponíveis no momento dois modelos de lentes de câmara anterior da OPHTEC (ARTISAN e ARTIFLEX – Holanda) e dois de câmera posterior da STAAR (VISIAN ICL e VISIAN ICL TORIC – Suíça).
As vantagens das VISIAN ICL (Implantada na Câmara Posterior) sobre as lentes da OPHTEC (Implantadas na Câmara Anterior) são:
1 – Não clipam a íris, não atrofiam, não despigmentam e nem modificam a forma da íris (paciente não corre o risco de ficar com “olho de gato”)
2 – Estabilidade: Não têm risco de se soltar ou deslocar como as lentes da OPHTEC
3 – Pouco dano endotelial: O risco de perda de célula endotelial é bem menor nas lentes de câmara posterior.
4 – Corrigem Astigmatismo: A ARTISAN e a ARTIFLEX (que possuem registro na Anvisa) não corrigem o astigmatismo
5 – Estéticas: Diferente das lentes da OPHTEC, as VISIAN ICL não podem ser percebidas a olho nú
6 – Maior Biocompatibilidade: A ARTISAN é uma lente rígida de Polimetilmetacrilato (PMMA) e a ARTIFLEX é dobrável de Acrílico Hidrofóbico, mas suas pinças são rígidas de PMMA. As VISIAN ICL não têm pinças e são totalmente dobráveis e feitas inteiramente de colágeno.
O colágeno é o material mais biocompatível usado em lentes intra-oculares disponível até o momento. O COLLAMER é o nome do colágeno patenteado pela STAAR. ICL quer dizer, em inglês, LENTE IMPLANTÁVEL DE COLLAMER. O COLLAMER é eletricamente negativo, isso impede o depósito de pigmentos irianos e de membrana de fibronectina, também conhecida como membrana pupilar, que ocorre em outras lentes fabricadas de outros materiais. O COLLAMER também possui uma qualidade óptica superior a todos os materiais existentes até o momento, inclusive é bem superior ao acrílico hidrofóbico, que era tido como o material mais biocompatível até o desenvolvimento das lentes de colágeno.
A baixa reflectância e a excelente translucência do COLLAMER dão aos pacientes que implantam as lentes VISIAN ICL mais nitidez, brilho, contraste, cor e visão de profundidade do que qualquer outra técnica refrativa existente, ou seja, a visão de um paciente com VISIAN ICL é superior à do usuário de óculos, de lentes de contato e à do paciente que realizou cirurgia refrativa a Laser. Por isso ela é aprovada para implante até nos militares dos Estados Unidos. Além do ganho qualitativo, costuma ocorrer também um ganho quantitativo, melhor percebido nos pacientes que antes da operação não atingiam visão de 20/20 e após o implante ganham linhas de visão. Por esse motivo a lente recebeu o apelido de High Definition Visian.
Atualmente uma VISIAN ICL é implantada a cada 7 minutos no mundo.
A VISIAN ICL corrige miopia ou hipermetropia e a VISIAN ICL TORIC corrige o astigmatismo e o astigmatismo associado à miopia ou à hipermetropia.
As complicações da VISIAN ICL são a irite (inflamação da íris) e a catarata (esta última com risco de 2% em 10 anos), sendo o risco maior em pacientes que coçam o olho. Alguns pacintes podem apresentar halos em ambientes de pouca luz devido ao aumento do diâmetro pupilar. O halo desaparece aumentando um pouco a iluminação do ambiente.
Sorry, the comment form is closed at this time.