Diabéticos precisam de acompanhamento oftalmológico

Diabéticos

Diabéticos precisam de acompanhamento oftalmológico

Diabéticos precisam sempre ter um acompanhamento oftalmológico

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem cerca de 6 milhões de diabéticos no Brasil, no entanto apenas metade sabe que é portador da doença. Vale lembrar que é muito importante o diagnóstico precoce, visando o início imediato do tratamento e prevenção dos danos, inclusive na visão.

A diabetes ocasiona uma série de consequências ao organismo, inclusive a sua saúde ocular, predispondo à complicações na córnea, catarata, glaucoma e a retinopatia diabética, que causa cegueira permanente. Com a elevação do nível de açúcar no sangue, lesões são provocadas nos vasos sanguíneos que estão na retina, e estes podem se romper, levando a hemorragia, ao glaucoma e até ao descolamento da retina.

Para complicar, a retinopatia costuma ser uma doença silenciosa, que não produz sintomas claros. A visão embaçada ou o surgimento de pontos escuros costumam ser relatados, mas o ideal é descobrir a retinopatia antes mesmo de estes sintomas aparecerem.

Hoje o tratamento eficaz contra a retinopatia diabética e demais danos consequentes da diabetes é o controle da glicemia, pressão arterial, obesidade e sedentarismo.

Por isso é importante os pacientes diabéticos, mesmo que tenha uma boa acuidade visual, fazer acompanhamento frequente com o oftalmologista.

Oftalmologista-Centro-RJ

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.